Autoras

Ana Paula e Monique, alunas da turma de Letras, no 4º Semestre da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, supervisionadas pela Prof.ª Dr.ª Maria Gorete Neto.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Etapa 01 - Enfoque Linguístico

A obra lobatiana sempre teve o objetivo de instruir entretendo e entreter instruindo. Isso é mais observado na sua literatura infantil, sobretudo nas aventuras dos moradores do Sitio do Pica-Pau Amarelo, mas mesmo sua literatura adulta tem intuito de provocar discussão, pensamento crítico e esclarecimento em seu leitor.

Ao escrever, Monteiro Lobato faz bastante uso da função fática da língua, e, visto sua extensa carreira jornalística, da função referencial, criando textos dinâmicos de leitura interessante e fácil, porém profunda e eficiente. Além do mais, ao escrever “Emília no País da Gramática” faz grande uso da função metalingüística também, criando uma nova abordagem da gramática do português.

Este livro também traz com clareza o pensamento lobatiano de que a língua é algo vivo, que pertence aos seus falantes e que não deve ser enquadrada em regras extremas e inflexíveis somente.

Com uma linguagem simples, explica às crianças conceitos de lingüística e fonética que dificilmente são abordados em sala de aula, mas que possuem um grande valor na hora de compreender porque se fala como se fala e se escreve como se escreve.

Um comentário: